Cymbalária muralis
Nasceu espontaneamente nos meus vasos e como era tão linda e delicada, embora pensasse que era uma erva vulgar, deixei ficar e pesquisei sobre ela.
A Cymbalaria muralis (nome cientifico) é uma planta herbácea perene, nativa da Europa Mediterrânea. É considerada, segundo a classificação clássica, da família Scrophulariaceae e de acordo com classificação filogenética da família Plantaginaceae. O género Cymbalária inclui cerca de dez espécies. Tem como nomes comuns: Grama de sino, Picardia, Ruínas, Cimbalária e Cimbalária-dos-muros.
Apreciam locais geralmente sombrios. É uma planta rupícola, crescendo frequentemente em fendas de rochas e muros antigos, enraizando nos nós, quando tocam o chão.
Erva rastejante ou pendente, tem múltiplos caules finos, frágeis e ramificados, de 20 a 70 cm de comprimento, que apresentam nós dos quais podem sair raízes. As folhas são pequenas, alternadas, verdes brilhantes e arredondadas.
As flores são solitárias, numerosas, pequenas, têm dois lábios e um esporão nectarino. No lábio inferior existem duas protuberâncias amarelas. Apresentam uma coloração branca e lilás. Surgem quase o ano todo, com mais intensidade no verão. As suas flores atraem insetos polinizadores, uma vez fertilizadas, os caules
afastam-se da luz, procurando possíveis fendas nas paredes para nelas serem depositadas as sementes, assegurando assim a sua futura germinação.
Nos jardins pode ser utilizada nas fendas de rochas decorativas, ou em paredes e muros. Forma belos tapetes verdes sendo uma excelente cobertura do solo entre plantas maiores, quer nos jardins, quer em vasos ou floreiras. Também fica linda em vasos suspensos.
Gosta de o solo fértil e bem drenado, climas temperados, pode ser cultivada a meia sombra ou pleno sol, mas de preferência que fique fora da luz directa do sol da tarde. As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente húmido.
Fontes explicativas: Wikipédia, https://www.noticiasdejardim.com,
Fotos: Pessoais
Boa noite de toda paz, querida amiga Maria!
ResponderEliminarUma erva que ainda floresce e encanta.
Gostei da partilha e descoberta feliz.
Tenha um final de semana abençoado!
Beijinhos
É muito bonita esta planta! E parece ser uma boa cobretura de solo! bjs
ResponderEliminarConfesso que gosto muito destas ervas :))
ResponderEliminar.
Fragilidades...
.
Beijos. Bom fim de semana.
Suponho que seu crescimento terá que ser controlado para não afogar as plantas ao redor.
ResponderEliminarBeijos Maria
Suponho que seu crescimento terá que ser controlado para não afogar as plantas ao redor.
ResponderEliminarBeijos Maria
fotos encantadoras, gostei de verdadre
ResponderEliminarbeijo,
Pure Richness - Way Cool
ResponderEliminarBig Hugs
Cheers
Cymbalária muralis on suomenkielisellä nimellä rauniokilkka. Kaunis kasvi, jollaisen haluaisin myös omalle pöydälleni.
ResponderEliminarSinulla on erittäin ihastuttavat kuvat.
Fantásticas fotos de una preciosa planta, me ha gustado mucho el post. María un abrazo desde el norte de España.
ResponderEliminar